segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Noite Encantada








Nunca esqueci a mais marcante noite de Ano novo da minha vida, foram nos idos anos sessenta, precisamente na passagem do ano de 1963 para 1964, nesta época, eu tinha oito anos e morávamos em uma pequena cidade do interior da Paraíba/Brasil, eu e meus irmãos mais velhos saímos para a praça onde ficava a Igreja e ao seu redor os festejos natalinos e de final de ano.



Como era costume depois da missa naquela época, ficávamos nos divertindo olhando o parque com sua magnífica roda gigante, com as crianças felizes e sorridentes a girar, era maravilhoso vê todas aquelas pessoas bem vestidas desfilarem rua acima e rua abaixo, os jovens aproveitavam para paquerar e trocarem olhares apaixonados.


Naquela noite em especial, minha mãe recomendou para que voltássemos antes da meia noite, pois tínhamos que estar em casa para juntos celebrar a passagem de mais um ano em nossas vidas. Acontece que estávamos tão encantados com toda aquela algazarra que se fazia em torno, que não percebemos o tempo passar, foi quando vimos que a praça começou a esvaziar, todos pareciam se apressar de volta para suas casas, meu irmão mais velho logo percebeu o que estava acontecendo e perguntou às horas a um senhor passava bem ao nosso lado, _ Meu Deus! Gritou! Vamos correr para casa, só faltam cinco minutos para meia-noite! Ficamos apavorados com a idéia de não chegar á tempo, nossa mãe não nos perdoaria pelo atraso, e o castigo certamente seria não sair de casa pelo um belo bom tempo e isso ninguém queria, principalmente meu irmão, que já andava de paquera com as mocinhas.


Saímos em disparada correndo, quando já estávamos bem perto de casa, de repente, todas as luzes da cidade se apagaram os sinos das igrejas tocaram ao mesmo tempo, (tradição na época), especialmente aquela igreja que ficava bem ao lado da nossa casa, ao ouvir e ver tudo aquilo, paramos e por um momento ficamos apavorados com medo sem saber o que fazer, mas algo muito mágico aconteceu naquele momento, na escuridão da noite, o belo e forte badalar dos sinos ao nosso redor encheu de tamanha emoção e êxtase que nos abraçamos e choramos juntos aqueles instantes em que não sentíamos mais medo e sim um profundo sentimento de que tínhamos sido arremessados para algo além do tempo, uma profunda comunhão, hoje entendo como uma experiência mística. Quando as luzes acenderam corremos felizes para casa gritando ao vento e saudando o novo ano, nossa mãe que já estava aflita pela demora a nos ver e certamente perceber nossa alegria estampada em nossa face, uma vez que cada um queria contar ao mesmo tempo toda a aventura, então, entre nossa euforia e o espanto ela esqueceu nosso atraso e festejamos juntos e felizes.


Até hoje lembro como um dos momentos mais belos e especiais da minha vida e sei que também dos meus irmãos. Aqueles instantes além do tempo ficaram para sempre gravados em nossas mentes e especialmente em nossos corações como uma das mais belas e encantada noite de Ano Novo.






Ana Coeli


Nenhum comentário:

Postar um comentário